Storied Cabinets

Graduate Architecture Arch 861
Spring 2025
School of Architecture, Pratt Institute

Intervenção
Vários locais, Penacova

Situado no Vale do Rio Mondego, o atelier "Storied Cabinets" explora o papel da arquitetura como construção espacial e dispositivo narrativo, onde convergem arquitetura, objetos e histórias. Inspirando-se na vitalidade cultural de Penacova, os estudantes investigam como a arquitetura pode esbater as linhas entre o contentor e o contido, o funcional e o fantástico, criando intervenções que respondem às ricas tradições materiais e à paisagem cultural da região.
Esta exploração informa a conceção de estruturas temporárias à escala de pavilhões, arquiteturas experimentais que ultrapassam os limites da escala, do formato e da meditação, ao mesmo tempo que promovem o envolvimento com o ambiente local. Os "Storied Cabinets", enquanto estruturas temporárias, servem de plataformas para o intercâmbio cultural e a interação pública, tornando a arquitetura mais acessível e inclusiva. A sua natureza efémera realça a sustentabilidade e incentiva uma economia de recursos, dando prioridade à reutilização, à reciclagem e à construção modular, minimizando o desperdício e, ao mesmo tempo, proporcionando uma experiência impactante e imersiva.
Os projetos funcionam como um artefacto individual e como parte de uma narrativa mais ampla, refletindo sobre a forma como o património, os recursos materiais e a comunidade de Penacova podem inspirar novos modelos de pensamento de design. Ao combinarem a narração de histórias, o fabrico e a experimentação espacial, os estudantes desenvolvem intervenções contemporâneas que celebram a intersecção da tradição e da inovação numa das paisagens mais dinâmicas de Portugal.

Tutores

Olivia Vien
Joseph Vidich
Alexandra Barker

Apoio

Corticeira Amorim
PHAW Architectural Woodworks

Estudantes

Ayman Razzaque
Cadyn Chien
Cristian Maldonado
Emily Peres
Genevieve Garlock
Miranda Schmidt
Rachel Guo
Suvashis Sen

Chapel of Play

Cadyn Chien
Cristian Maldonado

Capela de Santo António

Chapel of Play é uma experiência espacial que questiona: Pode o lúdico tornar-se sagrado? Guiado pelo verbo operativo “shift”, o projeto desenrola-se através da composição de uma base horizontal baixa e um corpo vertical alto. Este emparelhamento convida a uma lenta coreografia de entrada - agachar, rastejar, chegar - onde o corpo transita do movimento para a quietude. No interior, as paredes cor de laranja vibrantes e os fios macios filtram a luz para uma atmosfera tátil e íntima. A estrutura esbate a linha entre objeto e arquitetura, utilizando mudanças subtis na forma, postura e luz para reformular a forma como nos movemos e sentimos o espaço.

CurioCubo

Miranda Schmidt
Rachel Gui

Praia Fluvial do Reconquinho

CurioCubo especula sobre as interioridades ocultas que existem nos objetos de contenção. Historicamente, os contentores têm funcionado como protetores de objetos preciosos e sagrados, como os gabinetes de curiosidades e os relicários. Estes contentores são manifestações de exclusividade, na medida em que guardam segredos para além da superfície exterior. O interior, por conseguinte, destina-se a ser acedido apenas por um número restrito de pessoas, através de compartimentos ocultos que requerem uma transformação física. CurioCubo esforça-se por quebrar a noção de exclusividade como um objeto de contenção que repousa num estado aberto, pós-transformacional. Embora os vestígios da transformação física de um cubo completo ainda prevaleçam, como se pode ver no espaço negativo esculpido, as peças que se separam do cubo convidam indivíduos de todas as idades a espreitar para o interior e a descobrir uma textura de cortiça ergonómica e tátil, destinada à recreação pública à beira-mar.

Escondidinho

Emily Peres
Suvashis Sen

Largo Alberto Leitão

Escondidinho é uma instalação interativa que se inspira nas paisagens culturais e materiais de Penacova, Portugal. Fazendo referência aos padrões intrincados e às paletas vívidas dos azulejos tradicionais, e integrando cortiça de origem local, o projeto convida os visitantes a interagirem com o que os rodeia através de camadas variáveis e jogos ópticos. À medida que se percorre a peça, as perspectivas variáveis revelam geometrias ocultas e utilizações alternadas - local de repouso, quadro de observação, abrigo ou ecrã. Esta experiência mutável desafia noções fixas de espaço, questionando se a função e o significado podem alguma vez ser totalmente percebidos de uma forma única e fixa. A instalação reflete sobre a identidade regional, propondo ao mesmo tempo novas formas de ver e habitar o lugar.

In Dialogue

Ayman Razzaque
Genevieve Garlock

Mirante Emygdio da Silva

In-Dialogue explora a criação de bisbilhotices através de três personagens principais: o confessionário, a cadeira do orador e a caixa de escuta. Primeiro, um segredo é revelado no confessionário, que é ouvido pela cadeira do orador. Em seguida, a cadeira do orador confessa esse segredo à caixa de escuta, que tem a oportunidade de o transmitir de novo ao confessionário. A disposição das três personagens no espaço torce-se uma contra a outra, imitando a forma como os corpos se torcem uns contra os outros no espaço quando se conta uma história e se escuta intensamente. Estes três elementos são atores-chave na criação e no ciclo da coscuvilhice como meio agradável de comunicação e narração de histórias.

Trevo

Alexandra Barker
Joseph Vidich
Olivia Vien

Coreto da Capela de Santo António

“Trevo” é uma instalação temporária situada no topo de um coreto octogonal na cidade de Penacova, Portugal. Com o seu nome e forma inspirados na palavra portuguesa, a estrutura consiste em três recintos curvos e parciais dispostos num plano trilobal. A configuração oferece uma interpretação contemporânea do trevo como um motivo botânico e um símbolo de conetividade e equilíbrio.
Fabricado em cortiça e contraplacado fresados por CNC, o “Trevo” combina materiais locais com artesanato digital. A cortiça, um produto português colhido e doado pela Amorim Cork, confere calor, suavidade acústica e uma forte narrativa ecológica ao projeto, enquanto o contraplacado proporciona precisão e integridade estruturais. Em conjunto, estes materiais formam uma presença leve, mas sólida, que assenta diretamente na plataforma octogonal existente, honrando a função original do coreto como espaço de encontro comunitário.
Cada um dos três recintos enquadra uma orientação diferente da paisagem circundante e, dentro de cada lóbulo, bancos integrados convidam ao descanso, à conversa e à contemplação. A disposição radial cria momentos de intimidade ao mesmo tempo que mantém a abertura, encorajando tanto a reflexão individual como a experiência partilhada.
“Trevo” recupera a plataforma histórica não apenas como um palco, mas também como um amplificador social e espacial, que reconecta a memória cultural da cidade com o seu terreno físico. Combinando a materialidade vernacular com a precisão digital, o projeto mostra o potencial das intervenções em pequena escala para transformar o espaço público através de um design enraizado, reativo e ressonante.