Assemblages Assemble Assemblages

Undergraduate Architecture Arch 401/402/403 Spring 2025
+ Design-Build Summer Studio
School of Architecture, Pratt Institute

Intervenção
Vários locais, Penacova

No Vale do Rio Mondego, em Portugal, Penacova funciona como um laboratório vivo que examina a forma como combinações de madeira e cortiça operam em sistemas sociais, económicos e ambientais mais amplos. Através de parcerias com artesãos locais, o município, a Corticeira Amorim e a Universidade de Coimbra, os estudantes estudantes da Licenciatura em Arquitetura do Pratt Institute criaram instalações site-specific que exploram a forma como as propriedades inerentes à madeira e as aplicações da cortiça interagem com as tradições artesanais locais e os métodos de design computacional para gerar soluções arquitectónicas inovadoras. Seguindo os conceitos duplos de "ressonância" e "maravilha" de Greenblatt, estas intervenções arquitectónicas manifestam-se como Wunderkammer contemporâneos. Cada instalação funciona como um objeto discreto de encantamento e uma lente através da qual se pode ver o conjunto mais amplo de intercâmbio cultural e revitalização rural na região interior de Portugal. Através deste enquadramento, os alunos desenvolvem novas ferramentas e métodos que reconhecem a complexidade inerente aos sistemas sociais e materiais, criando, ao mesmo tempo, obras que inspiram admiração imediata e ressonância duradoura.

Tutores

Richard Sarrach
Stephen Slaughter

Apoio

Corticeira Amorim

Estudantes

Ali Aksahin

Anna Maria Roosipuu

Andrew Kim

Denis Gurcan

Emily Audet

Hanae Leieritz

Julian Barroso

Janet Chuang

Nikhil Singh

Randall Lopez

A Lareira dos Avós

Julian Barroso

Parque Verde, Entrada

Esta intervenção explora a intersecção entre o fogo e a cozinha e as dinâmicas sociais, utilizando os círculos familiares como micro, a comunidade como meso e o país como macro.

Atrás da Isca

Denis Gurcan

Praia Fluvial do Reconquinho, Parque de Merendas

Uma intervenção que descreve a cultura piscatória da região através de vários artefactos e, em última análise, através da forma e da experiência, uma vez que, paralela à prática da pesca, o utilizador fica preso no projeto através da participação.

Confraria
dos Confrades Confabulados

Assembly Loop Lab (ALL)
Richard Sarrach
Scott Sorenson

Largo Alberto Leitão

Um gabinete cerimonial de curiosidades é uma celebração do rico património gastronómico português através de nove câmaras, cada uma albergando uma representação escultórica de uma Confraria Gastronómica selecionada. O exterior deste relicário de madeira é revestido a cortiça ondulada, criando uma textura suave e enrolada que estabelece um diálogo tátil imediato com o objeto, o tecido da cidade e os visitantes. No interior dos nove cubículos, emergem diferentes estratégias de revestimento em cortiça, cada uma delas em função da figura escultórica que alberga, criando microambientes que complementam as suas figuras guardiãs. As próprias esculturas são interpretações contemporâneas dos Grandes Mestres das respectivas confrarias - homenagens lúdicas mas respeitosas aos guardiões do património culinário vivo de Portugal e aos guardiões das técnicas e tradições transmitidas ao longo de gerações. À medida que os visitantes se deslocam pela instalação, experimentam perspectivas variáveis destes “irmãos conspiradores” reunidos em conversa silenciosa, como se estivessem no meio de uma reunião clandestina para partilhar segredos gastronómicos seculares; o gabinete serve simultaneamente de santuário e de palco, elevando estes guardiões culturais e convidando os espectadores a descobrir a rica tapeçaria das tradições culinárias portuguesas que representam.

Esconder e Procurar

Emily Audet

Capela de Santo António

Simultaneamente uma coleção e um santuário onde os visitantes são convidados a explorar um arquivo de coisas perdidas, o projeto aborda a perda ambiental em Penacova exibindo componentes da natureza entrelaçados na sua estrutura. Funciona, também, como um depósito dedicado onde objetos encontrados pela comunidade podem ser entregues.

Queima das Fitas

Ali Aksahin

Capela de São João

Como representação do ritual de queima das fitas originário da Universidade de Coimbra, esta intervenção convida os participantes a envolverem-se no seu ato simbólico de transição e memória colectiva.

Lavando na Luz

Andrew Kim
Nikhil Singh
Randall Lopez

Praia Fluvial do Reconquinho, Cais da Barca Serrana

Homenageando as Lavadeiras do Rio Mondego, esta intervenção enquadra a lavagem como um ato de transformação. O pavilhão desenrola-se como uma viagem ritualística em direção ao rio, com expansões espaciais e imagens desvanecidas que evocam a memória, a erosão e a lenta passagem do tempo.

Lavando na Luz:
Síntese
Protética

Andrew Kim
Nikhil Singh
Randall Lopez

Praia Fluvial do Reconquinho, Cais da Barca Serrana

Honrando a intenção de “Lavando na Luz”, a intervenção convida o corpo a envolver-se, a ver o projeto de uma nova perspetiva e a especular sobre o rio Mondego e os seus trabalhadores a partir de uma posição de repouso.